RUIMOURA.NET FREE, AS IN FREEDOM OF CHOICE

Problemas com os Macbook e MacbookPro

Desde que começaram a aparecer rumores de que os MacBook Pro estavam cheios de problemas eu achei a coisa estranhíssima. Quem frequenta o Digg e outros do género com alguma regularidade pode mesmo ficar com a sensação de que os MacBook e os MacBook Pro são uma porcaria, não valem nada e estão muito mal feitos.
Ele é problemas de sobre-aquecimento, ele é descoloração das cores, ele é um ecrã demasiado brilhante, e por aí fora.

A ideia que eu tinha (e que se confirma) era que esta gente, com estava habituada a uns macs do século anterior, não sabia o que era um laptop a sério (que naturalmente aquece muito), nem tão pouco tinham a noção que hoje em dia todos, mesmo todos os laptops vêm com aqueles ecrãs ultra brilhantes (a sony foi quem os introduziu no mercado). Quanto á descoloração na zona das mãos é tão natural que até dá pena. Eu até posso fazer a comparação com o meu super laptop da Airis (com 2 anos e meio de uso intensivo). Tem um p4 3.06 HT, que naturalmente se sente sufocado e aquece como o camandro (a ventoinha dispara aos 55 graus, que é o mesmo que dizer que dispara de 30 em 30 segundos, isto só a navegar). A descoloração é que não aconteceu. Nem nada. Incrível, mas nem uma manchita pequenina, nada (grande plásticos que isto trouxe).

Já agora, um belo artigo sobre este suposto fenómeno de problemas com os Mac, que foi apelidado de “Yellow Journalism“, designação que subscrevo totalmente, e isto sem alguma vez ter tocada num MacBook ou MacBook Pro.


13 Comments

o meu mac eh do seculo anterior e a ventoinha liga, com mais forca, aos 47 graus.
aquece bastante, apesar de ser do seculo anterior, mas nao trocava este ecran por um desses modernos, brilhantes. estou tao habituado a tratar as fotos com este que jah me faz muita impressao usar os outros monitores, apesar de mais modernos…

a descoloracao, se estah mesmo a acontecer nessa escala, eh verdadeiramente escandalosa. nao eh suposto acontecer numa marca que nunca teve problemas do genero.

Posted by maique on 29 June 2006 @ 11am

A questão é que não está a acontecer … Ou melhor, acontece, como acontece nos Sony Vaio, como acontece nos HP, como acontece em todos. Não existe é o escândalo que alguém quer dar a entender que existe, porque a descoloração acontece em laptops com muito mais nome e tradição que os Mac, portanto não se entende esta campanha de desacreditação da Apple …

Quanto aos monitores também não lhe acho piada nenhuma, mas em ambientes com pouca luz são verdadeiramente fenomenais. Já estive umas horas com um Sony Vaio e o monitor era assombroso, mas com muita luz à volta aquilo fica ilegível (não que o do meu laptop seja melhor :|)

Posted by Boss on 29 June 2006 @ 11am

Uma coisa é acontecer com meses de larga utilização, outra é com pouco tempo.

O meu tem quase dois anos (ACER) e não descolorou (o teclado sim…), nao derreteu, nem descolou a zona da bateria (isto já assisti ao vivo num MackBook Pro).

A cena é, a Apple sempre teve material defeituoso (e bastante) mas o suporte sempre foi bastante eficaz, trocando com modelos novos.

Ex aqui no office onde há bue material Apple:

2 iPod’s 60BG, ambos ao fim de alguns meses morreram… mas deram novos.
Disco ridigo de um IBook morreu, mas deram logo um disco novo.
eMac, ecran nao dispara.. como acabou a garantia já não fazem nada como é obvio.

Os unicos que NUNCA deram problemas foram mesmo os dois Powerbooks (G4) e os power Mac g5…

Mesmo assim acho pouco satisfatorio e também, não entendo como um comprador de um Macbook pde ganhar (seja financeiramente ou em protagonismo) por afirmar que comprou um produto defeituoso… geralmente até nos elogiamos por fazermos sempre boas compras, nunca más.

E Rui, o teu portátil aquecer bastante, bem é normal… primeiro porque é um Airis (não tem tão caro como um Apple) e é um 3GHZ… nunca poderá ser um laptop, mas sim um notebook.

Agora os portáteis que afirmar sem virados para a mobilidade aquecerem como os Macbooks… não é normal e nem com o meu Acer isso acontece.

Posted by Cláudio Franco on 29 June 2006 @ 11am

Como alguem disse no engagdet: “Never buy rev.1 apple products, always wait for Rev.2″ o que é verdade, se virem bem a mac nunca se sai lá muito bem á primeira mas a verdade é que sabem corrigir os erros… mesmo que nunca os admitam publicamente :lol:

Eu tenho fé que a rev.2 destes macbock pro/non-pro vai ser melhor :)

Posted by Dextro on 29 June 2006 @ 12pm

O ecrã brilhante não deve ser considerado como um problema, porque sim, eles já existem e há bastante tempo.. é mais uma questão pessoal de gostar ou não desse tipo de ecrã. Se eu já não gostava deles nos vaio’s, então ainda menos gosto deles nos macbooks.
A questão de manchar é que já acho mais grave, pois o meu ibook (essa Grande maquina) de 2004 ainda não está manchado, e sabe deus como eu suo das mãos..aquelas teclas que o digam, mas nada que um panho humido não resolva.
O problema do aquecimento para mim e igual ao litro..ja tenho falado nisso e não é algo que me incomode..incomoda-me mais o flickering que o ecrã faz de vez em quando..
Outra coisa que a malta tambem gosta de se queixar é do magsafe..tipo, se não souberem manusear o material correctamente, é lógico que acidentes acontecem :P eu quando puxo a gaja, faço-o com cuidado..esse até foi um dos conselhos que me deram quando comprei o iBook, para ter cuidado ao puxar a ficha pois ela era uma beca frágil..até agora, tá-se!

Também concordo com essa do “yellow jornalism”..ja no outro dia li um artigo qualquer onde o bacano referia que porvavelmente a maioria das pessoas que andavam a escrever lixo sobre o macbook nunca tocaram num sequer..

Posted by Isa on 29 June 2006 @ 12pm

Cláudio, essa do Laptop/Notebook para mim não pega … Eu entendo o que isso quer dizer, obviamente, mas acho uma notação absurda. Um portátil é um portátil. Ponto final. O meu, obviamente, com o processador que tem aquece absurdamente. Agora pondo de parte as questões do aquecimento, tal como a Isa disse, até porque a maioria das pessoas parece esquecer que os MacBook / Pro vêm equipados com processadores dual core topo de gama, a questão da descoloração também me parece patética.
Cá em casa há um laptop HP com um ano (igualzinho ao do J. Craveiro) e já tem alguma descoloração, principalmente na parte traseira do monitor (só de abrir/fechar a tampa).

Acredito piamente que as reacções aos MacBook / Pro são exageradas, infundadas e parte de uma qualquer campanha de desacreditação. Depois alguém que compra um vê alguma coisa mínima acontecer ao seu MacBook e vai na onda, pondo logo fotos no flickr com um magsafe que ardeu porque os gatos andaram a brincar com ele e outras coisas do género.

E dude, dizeres “porque é um airis” é que está mal. Não tem uma única descoloração, porta-se lindamente, está super actualizado (pronto, não tem um Pentium Mobile nem wifi) e os plásticos são de primeira qualidade. :wink:

Ps: os MacBook, para quem não sabe, foram e estão a ser fabricados pela Asus …

Posted by Boss on 29 June 2006 @ 12pm

Ó Rui, desculpa lá, mas P4 3.06 HT também resvala para a categoria de “século passado”. ;)

O meu — Pentium M 760 — nunca passou acima dos 64 ºC, e foi em condições mesmo extremas (processamento hardcore, lol). O normal é andar entre os 50 ºC e os 57 ºC (neste momento está a 47 ºC, mas porque está ligado há uns meros 20 minutos).

Cá em casa há um laptop HP com um ano (igualzinho ao do J. Craveiro) [...]

Igualzinho não pode ser (não havia), mas pronto, eu sei que estás-te a referir ao chassis. :P

Posted by João Craveiro on 29 June 2006 @ 1pm

O meu p4 pertence à categoria “ainda não há laptops com pentium M a menos de 2000 euros” , na altura … 2 anos e meio é muita fruta , e continua super actualizado (um p4 3.06 ht não é propriamente lento, tem 1 giga de memória, disco de 80 gigas e placa ATI 9000 Pro na qual consigo jogar quase tudo decentemente). E já custou na altura 1600 euros. Vê o maquinão que compras agora com esse guito …

E quanto ao HP é de facto quase igual. Só que tem 100 G de disco e não tem lightscribe no gravador … De resto … e não é um ano, são 10 meses (fiz mal as contas)

Posted by Boss on 29 June 2006 @ 1pm

O brilho do monitor, e o aquecer para mim é daquelas coisas que o pessoal se queixa uma vez e fica arrumado.

Em relação à descoloração dos ditos bicho, isso já acho bastante mal….

Ainda não vi (nem sei se ha, mas deve haver) benchmarks a comparar a performance destes Mac Intel, ou outras ofertas do mercado de marcas de respeito (Asus, Hp,…) mas já vi foi uma diferença de preços assim bastante assustadora (e aqui pode-se criar a polenica, porque ha gente disposta a dar prai 100€ por mais 100mhz de clock num proc e outtros não, e dpois uns preferem 512mb ddr2 e outros 1gb ddr… bla bla bla ) e atribuo essa diferença de preço (porque é essa a vantagem competitiva da apple) à imagem do produto.

Ora se eu vou gastar mais x€ num produto que é “diferente” e “bonito” gostava que ele continuasse bonito durante algum tempo, já que uma aprte dos euros que me sairam do bolso foram para isso….

é o que penso.

Posted by Solaris on 29 June 2006 @ 2pm

O meu iBook também já vai fazer cerca de 1 ano e meio e não se nota descoloração nenhuma. Também não aquece muito (hoje estou de calções com ele em cima das pernas e aguenta-se). O que é grave é estarem a acontecer estes problemas em computadores novos, que supostamente são “muita” bons e como tal, as expectativas criadas à volta deles são muito altas. Ao mínimo deslize, caem-lhes todos em cima…

Posted by Ivo Gomes on 29 June 2006 @ 4pm

Isa: tenho o mesmo problema com o monitor mas neste caso é um HP.

Posted by Marco on 29 June 2006 @ 9pm

parece que a apple deu o braco a torcer.

aqui

Posted by maique on 30 June 2006 @ 4pm

Parece que sim … Estranho, mas verdade :)

Posted by Boss on 30 June 2006 @ 6pm