Nova legislação sobre o tabaco

A nova legislação do tabaco – hoje aprovada em Conselho de Ministros – vai permitir uma única excepção nos restaurantes com mais de 100 metros quadrados, que poderão ter uma área de fumadores nunca superior a 30% do seu espaço.

O ministro revelou ainda que os restaurantes, bares e discotecas poderão ter um período de adaptação de um ano, desde a entrada em vigor da lei, que aguarda ainda aprovação pela Assembleia da Republica.

Vá lá. Já não era sem tempo. Que me desculpem os fumadores, mas se há coisa que me irrita é estar no café (onde tenho todo o direito de ir, para conversar com o pessoal) e estar a apanhar com o fumo de um grunho sentado ao meu lado. Eu vou ao café, estou na minha, não estou a incomodar ninguém. Já os fumadores incomodam os outros, prejudicam a sua saúde e a dos outros e agora vêm falar de direitos?

O administrador do grupo K. salientou que os estabelecimentos que administra têm extractores de fumo e que o fumo é «imediatamente extraído», razão porque considera a futura lei «uma perseguição aos direitos dos fumadores».

Foda-se, uma perseguição? Direitos? Eu nas discotecas nem me aquece nem me arrefece, e acho mesmo exagerado, porque as discotecas são para essas merdas, mas se estou no café, na boa, que direito é que alguém tem de estar a contribuir para me estragar a saúde? Quer dar cabo da dele, é simples, faz como já há muitos anos acontece nos USA, vai fumar para a rua.

Sei que tenho uns ideias maio fundamentalistas neste assunto, mas é mesmo assim que penso. Não tenho nada contra os fumadores, até porque tenho muitos amigos fumadores e estou com eles no café, mas quando começam a puxar das chaminés levanto-me e vou para casa (até porque não é só por uma questão de conforto, sofro de rinite alérgica e o tabaco dá-me cabo dos pulmões).

Fonte: Diário Digital.

19 Comentarios

  1. Joel Ramos // March 1st, 2007
    Mozilla Firefox 2.0.0.1 Linux

    Concordo absolutamente com tudo o que disses-te.

    Dando um exemplo de mim próprio. Nestes últimos dias tenho andado muito constipado, e, ao entrar em qualquer café, começo logo a tossir só por causa do fumo. É que é practicamente sem excepção.

    Mas para dizer a verdade, a como nos EUA é melhor: fumar? pra rua.

  2. CR_ // March 1st, 2007
    Mozilla Firefox 2.0.0.1 Debian GNU/Linux

    “fumo é «imediatamente extraído»”

    LOL deve ser tipo nos filmes é logo aspirado na vertical. Até deve apagar o cigarro…

    Concordo com as medidas. Só espero é que depois não metam a responsabilidade para o dono do estabelecimento que é como quem diz “fica bem não fumar, mas…”.
    BTW o link é melhor por este http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=265279 ;)

  3. Pedro Timóteo // March 1st, 2007
    Mozilla Firefox 2.0.0.2 Linux

    Apoiadíssimo… e vou mais longe, em discotecas também deve ser proibido. Querem fumar, vão à rua, encham-se de tabaco, e voltem para dentro. E, lá dentro, pode-se, para variar, respirar. E voltar para casa sem tresandar a fumo.

    Hmm, isso até parece bom demais para ser verdade…

  4. Cláudio Franco // March 1st, 2007
    Mozilla Firefox 2.0.0.2 Ubuntu Linux

    Só tenho uma coisa a dizer…

    FODA-SE tava na altura :)

  5. Isa // March 1st, 2007
    Mozilla Firefox 2.0.0.2 Windows XP

    “Já não era sem tempo.” disse exactamente isto quando ouvi a noticia, mas comecei com “porra” ao inicio lol

  6. Nuno // March 1st, 2007
    Mozilla Firefox 2.0 Mac OS X

    Pois eu consigo ser mais radical que o Boss… na minha experiência, o fumador tuga sabe que ninguém o impedirá de “exercer o seu direito” e por isso vai o mais longe possível no prolongar do seu prazer individual.
    Exemplo: estações de metro. é raro aparecerem gajos a fumar dentro de uma estação de metro, porem há imensas pessoas que fumam até ao átrio, outras param no corredor, outras é a 75% o caminho, etc. O cartaz de “proibido fumar” está à porta, mas o tuga gosta de procurar a ambiguidade para poder cagar para o próximo.
    Com tudo isto, temos os tectos dos acessos às estações do metro todos pretos (vejam o do Saldanha, que é novo!) e beatas pelo chão, porque claro, quando se é obrigado a apagar o cigarro ainda se pode manifestar o desagrado conspurcando o espaço público.

    Para mim a lei tem que funcionar já contando com a probabilidade de não haver polícia, e contando com a má vontade de quem fuma e não se preocupa. Por isso, a regra devia ser de proibição de fumar em espaços públicos.

    Quanto aos estabelecimentos interessados a excepção seria a seguinte: passaria a haver uma licença para a venda e consumo de tabaco, destinada na totalidade para a substituição dos actuais gastos do Serviço Nacional de Saúde no tratamento de doenças associadas a drogas recreativas (pinga, tabaco, droga propriamente dita). O cliente via o emblema de estabelecimento licenciado e já sabia ao que ia ao entrar. Quem quer fumar, fuma lá dentro ou na sua casa, quem não quer, procura outro lado. Áreas de ambiguidade é que não.

  7. Francisco // March 1st, 2007
    Mozilla Firefox 2.0.0.2 Mac OS X

    Concordo com o teu artigo, mas sei que vamos papar com o fumo do tabaco ainda durante bastante tempo, estes gajos do poder só sabem fazer períodos de adaptação exagerados.

  8. José Carlos // March 1st, 2007
    Safari 419.3 Mac OS X

    Como ex-fumador (fumei uns 5-6 anos) que sou acho que a lei peca por tardia. Deixei de fumar há mais de dois anos e desde essa altura que tenho notado os níveis físicos a voltar ao que eram.
    Qunato ao respeitar os outros, se bem me lembro sempre o tentei fazer enquanto fumava, mas sei que nem todos têm essa preocupação.

  9. Simao // March 1st, 2007
    Mozilla Firefox 2.0.0.2 Windows XP

    Já não era sem tempo realmente.

    Esses extractores de fumo devem ser maravilhosos, lol. Já fui a algumas discotecas desse grupo e a única disco boa em termos de fumo é o klube em vilamoura e é porque é quase toda ao ar livre, porque lá dentro está um granda fumicio!

  10. Joel Ramos // March 1st, 2007
    Mozilla Firefox 2.0.0.1 Linux

    (…) passaria a haver uma licença para a venda e consumo de tabaco, destinada na totalidade para a substituição dos actuais gastos do Serviço Nacional de Saúde no tratamento de doenças associadas a drogas recreativas (pinga, tabaco, droga propriamente dita).

    Aqui recaí sobre o proprietário do estabelecimento… Já não bastam as pandeleirices legais que são muitas, ainda tem de aturar mais uma licença?

  11. Mário Lopes // March 2nd, 2007
    Netscape Navigator 5.0 Mac OS X

    Quando fumava evitava fazê-lo perto de pessoas e nunca em restaurantes. Mesmo na altura irritava-me profudamente levar com o fumo dos outros.

    Já não era sem tempo! Quem quiser fumar que o faça sem prejudicar os outros.

  12. JP Antunes // March 2nd, 2007
    Safari 419.3 Mac OS X

    Eu, ainda que fumador activo, apoio totalmente esta legislação.

    Acho que é uma questão de respeito. Quando estou num café ou qualquer outro sitio com não fumadores á volta, vou á rua fumar. E chateiam-me os que não fazem o mesmo.

    Ainda o outro dia no alvalaxia um palerma começou a fumar enquanto eu e minha namorada (não fumadora) na mesa ao lado estavamos a comer. Eu ainda pensei atirar-lhe o molho de alho para cima a ver se o incomodava tanto como o fumo dele nos estava a incomodar… mas … enfim.

    A questão é que fumar é um vicio e não um prazer ou uma doença, portanto acho bem que seja proibido.

  13. Paulo Matos // March 2nd, 2007
    Mozilla Firefox 2.0.0.1 Linux

    Só posso fazer minhas as tuas palavras… incluindo mm as palavras mais ‘radicais’!

  14. Boss // March 2nd, 2007
    Mozilla Firefox 2.0.0.2pre SuSE Linux

    @Nuno: isso é, segundo sei, o que se passa em Espanha. Seria uma boa ideia, desde que a taxa a pagar para ter zona de fumadores fosse exorbitante, tipo, muito alta mesmo.

    De resto, agrada-me ver que, contrariamente à minha convivência diária, ainda há muita gente civilizada neste país, mesmo entre os que fumam. O problema do país é a alta concentração por metro quadrado de grunhos, imbecis e mal educados, e depois quando calha de um deles ser fumador faz o favor de incomodar toda a gente à sua volta.

  15. Vlad // March 2nd, 2007
    Mozilla Firefox 2.0.0.2 Windows XP

    Bem aqui está uma matéria sensível.
    Já estive em Espanha quando da entrada em vigor da Lei do Tabaco e na Finlândia onde já existe uma lei desta à mais tempo.
    Por ser fumador sei o que estas leis acarretam aos mesmos em termos de incomodo e que visam mesmo isso.
    Mas sim, concordo no caso dos espaços públicos que seja proibido (metros, shoppings etc) nos restaurantes que haja áreas destinadas a ambos e separadas.
    Quanto aos cafés…Continuo a pensar que deve depender do espaço e da vontade do dono. Isto é que tanto possa haver espaços onde se possa fumar como outros em que não. Pode ser através de uma taxa, mas por serem espaços de convívio aí já não sou radical. Em ambos os países havia essa hipótese. Cafés onde se podia e outros que não.
    Ambos têm direitos, e acho bem que se defendam os não fumadores, mas também não se pode agora perseguir os fumadores.
    Aí passaria a ser uma escolha quer dos donos quer dos frequentadores. Passa a ser um compromisso entre o grupo de amigos escolher que café ir.

  16. Boss // March 2nd, 2007
    Mozilla Firefox 2.0.0.2 Windows XP

    Xô vlad, você devia era de deixar de fumar, que lhe faz mal :P

  17. hugocardoso // March 2nd, 2007
    Mozilla Firefox 2.0.0.2 Windows XP

    Acima de tudo é uma questão de respeito. Até compreendo que os donos dos estabelecimentos não queiram aplicar a regra mas se houve algo que nunca percebi foi a lógica da zona de não fumadores em espaços fechados. Não resulta, a grande maioria dos locais não tem extracção de fumo. Agora tumba pulmões mais saudáveis para todos, destruam o fígado :P

  18. Paulo Köch // March 2nd, 2007
    Mozilla Firefox 2.0.0.2 Mac OS X

    Na minha opinião, os papeis de fumador / não-fumador deveriam estar invertidos. A posição não natural é não fumar. Fumar é que é a excepção estranha, que eu não nasci com desejos de nicotina.

    Mesmo assim, acho boa a ideia do “selo de fumador”. Acho que, independentemente do fumo incomodar ou não, só entra num “establecimento fumeiro” quem quer. Muito sinceramente, eu adoro fumar enquanto tomo café, e gostava que houvesse sitio para isso **e** que esse sítio não incomodasse os não fumadores. Se houvesse esse selo, os não fumadores podiam não ser incomodados (é só não entrar! e se for a excepção, os não fumadores podem ir a 90% dos sítios) e os fumadores poderiam continuar nas suas salas de chuto.

    Acho até mais próprio do que poder fumar na rua, mas isso sou só eu.

  19. Dextro // March 2nd, 2007
    Mozilla Firefox 2.0.0.2 Ubuntu Linux

    “Já não era sem tempo.” também foi o que eu disse quando ouvi a noticia :)