Preços do iPhone na Vodafone – a comédia à Portuguesa

Lol2

A Vodafone Portugal, uma das duas operadoras que, até ver, vai vender o iPhone por cá, lançou hoje, dia 7 de Julho de 2008 (3 dias antes do lançamento do aparelho, podia ser pior), os moldes em que vai ser comercializado o iPhone, neste site.

Depois de uma análise atenta ao tarifários e preços, concluí uma única coisa, e a frase que me veio à mente foi “só podem estar a gozar”. Passo a explicar.

Os preços de compra do aparelho propriamente dito não são nem bons, nem maus, são o que se estava à espera (eu, pelo menos), tanto os preços que não estão ligados a um contrato (em que se pode manter o actual cartão recarregável), e que são de €499,90 e 599,90€, para as versões de 8 e 16GB, respectivamente, tal como os associados a planos, que vão de €129,90 até €389,90, dependendo do plano escolhido.

Até aqui, tudo bem, pensaria eu, mas quando se chega à parte do tráfego de Internet incluído a gargalhada é inevitável. Num aparelho que está todo ele virado para a internet (alguém deveria ter explicado isto à Vodafone, com jeitinho), oferecer um tráfego mensal de 250Mb é possivelmente a anedota do ano, perdoem-me a frontalidade, mas é mesmo para rir. 250Mb dá qualquer coisa como 8.33 Mb por dia de utilização (num mês de 30 dias), que é por si só anedótico, mas não pára por aqui. Quem quiser adquirir o aparelho livre de contrato, tem à sua dsposição o que eles chamam de “Aditivo iPhone”, onde se paga €19,90 pelos tais 250MB mensais. Quem não quiser pagar esta mensalidade, já de si patética, e agora vem a maior anedota, não do ano, mas das últimas décadas, tem que pagar €3 por dia, com direito a 20Mb de tráfego. Não leram mal, é mesmo €3 euros. E mais, nesta modalidade o tráfego é limitado a 384 Kbps. Vá, riam-se.

Por curiosidade, e porque os preços do iPhone já se sabem em toda a Europa faz tempo, fui ver os preços que esta mesma empresa, a Vodafone, pratica em Itália, num país com um nível de vida superior ao nosso (não que isso seja importante para aqui). Planos e tarifários e preços do dispositivo à parte, vejam só quanto a Vodafone vai cobrar pelo tráfego de internet naquela país:

lol?

Notem que os preços do aparelho são particamente os mesmos (na modalidade sem assinatura), e no entanto, reparem bem na disparidade de condições que se encontra entre oferecido pela Vodafone Itália e pela Vodafone Portugal. Se isto não é de rir, então devo estar a ver muito mal, ou não sei de algo que a Vodafone sabe.

As razões para esta anedota? Sinceramente não sou grande expert para estar aqui a divagar acerca das razões que levam a Vodafone a fazer isto, tenho umas ideias, mas gostava que os leitores do blog pudessem participar na discussão e que se pudesse chegar a uma ideia concreta. Assim de repente, só me lembra algo do género “vamos chular o pessoal que está com aquela coisa de comprar o aparelho sem olhar a custos“, mas eu não queria acreditar que a Vodafone fosse capaz disto.

Digam coisas.

Edit: pequeno update, com a tabela de preços que vinha no mail que a Vodafone acabou de me enviar, para confirmar o meu pré registo. Ironias :)

42 Comentarios

  1. João // July 7th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Windows Vista

    Estava à espera de coisa melhor, esses 250MB são de rir.

  2. Isa // July 7th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Windows XP

    A Vodafone só pode estar mesmo a brincar com a malta. Sinceramente, 250Mb é, para dizer no minimo, ridiculo!

    Eu só estou a considerar comprar o iPhone para puder ter acesso à internet em todo o lado e a qualquer hora e esses palhaços atiram-nos com uns preços e limites desses..tou aqui a rezar para que a Optimus tenha juizo, mas hey, tamos em Portugal, vão copiar os tarifários de certeza!

    Valha-me o WiFi.. 3G só em ultimo caso, e bye bye GPS assistido…. :P

  3. nad // July 7th, 2008
    Debian IceWeasel 2.0.0.1 Debian GNU/Linux

    Eu so tenho direito a 100mb por 7.5euros por mes no meu HTC TyTN II… ou 99cents por dia por 10mb… Nao percebo porque inventaram esse tarifario para o iphone, se ja existia o tarifario internet movel… Ja agora, como pode estar a vodafone a brincar com a malta mas queriam o que? que o iphone tivesse direito a um tarifario igual ao da banda larga movel?

  4. Boss // July 7th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Mac OS X

    @nad:
    “Ja agora, como pode estar a vodafone a brincar com a malta mas queriam o que? que o iphone tivesse direito a um tarifario igual ao da banda larga movel?”

    Quando não sei do que falo, tenho por regra evitar fazer comentários. Não leve a mal, mas demonstra que não sabe, de todo, do que está a falar.

    Igual ao da banda larga móvel não, mas 250MB para um dispositivo que dá para tirar grande partido de um acesso à internet é patético. Por favor vá verificar o que as operadoras oferecem lá fora (dei aqui o exemplo de uma) e depois tente compreender a questão.

    Na banda larga móvel paga 22,5 euros por 1GB de tráfego, no iphone paga 19,90 por 250Mb. É assim tão difícil de perceber a questão?

    Na modalidade de que fala, paga 1 euro p/dia por 10Mb, no iphone paga 3 euros por 20Mb … Tenho que fazer um desenho? ;)

  5. andrezero // July 7th, 2008
    Mozilla Firefox 2.0.0.15 Windows Vista

    não estavas à espera?

    isto chama-se desnatar o mercado

    isto é assim porque Portugal tem muita nata… para uma boa descrição da mesma, lê aqui:

    http://www.macacos.com/2008/07/07/o-iphone-e-um-telefone-de-mesa/

  6. carlos guerra // July 7th, 2008
    Safari 525.21 Windows Vista

    isto é uma vergonha……
    porque é que em portugal é tudo mais caro?
    estes senhores devem pensar qua a malta é rica…….
    nos e.u.a o iphone é vendido a 199 dollars,livre de operador,o que dá qualquer coisa como 126 euros….
    aqui no burgo 499 euros…
    eu naõ vou comprar agora,vou esperar que passe todo este intusiasmo e lá pró natal deve tar a metade do preço…..
    VAMOS TODOS BOICOTAR O IPHONE…..
    NINGUEM COMPRA A ESTES PREÇOS……

  7. Boss // July 7th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Mac OS X

    @andrezero: eu estava à espera dos preços, mas não desta idiotice da internet. E já comentei o artigo referido ;)

  8. Strone // July 7th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Windows XP

    @Carlos Guerra

    Boicotar?? achas mesmo?? o iPhone vai vender que nem gingas… vai ser tudo a comprar, vai esgotar.. existe muito apple fanboy ceguinho que la por ter uma maça e’ para comprar.. mesmo que não precise.. e o tarifário da optimus vai ser igual ou pior que este..

  9. Boss // July 7th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Mac OS X

    @Strone:
    “e o tarifário da optimus vai ser igual ou pior que este..”

    Não tenhas a menor dúvida acerca disso :)

  10. César Sequeira // July 7th, 2008
    Opera 9.27 Windows XP

    Confesso que não me surpreende o preço.
    A politica destas empresas é roubar – e quando digo roubar, é mesmo no verdadeiro sentido da palavra – o máximo de dinheiro aos coitadinhos que não têm por onde fugir. Isto acontece com os telemóveis como acontece com a internet, televisão, etc. Se mudarmos para a empresa A, vamos ter um problema, se mudarmos para a empresa B vamos ter outro. Não há por onde fugir, a não ser, não utilizar. E isso, nos dias de hoje, é bastante complicado no que toca a tecnologia.
    Não esperem grandes alterações da Optimus, vai ser mais do mesmo.

    1 Abraço Rui.

  11. Bruno // July 7th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Mac OS X

    Bem… 250 Mb é de rir. Gostei do artigo e acho que os senhores da Vodafone Portugal deviam ler o artigo.

    Eu cá tenho TMN e estava a pensar mudar agora para a Vodafone. Pois achava que os planos iriam ser parecidos com os da O2 ou T-Mobile. Devia lembrar-me que estou em Portugal, cauda da Europa. Depois desta surpresa. Bye Bye Vodafone.

    250Mb!?!?! Só merece desprezo…

  12. Boss // July 7th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Mac OS X

    @César: essa é que é essa. Roubo.

    @Bruno: eu tb sou TMN, e também ia para a Vodafone, mas aparentemente nem isso podemos fazer, porque para teres direito a um daqueles planos de dados tens que ser cliente da Vodafone há mais de 6 meses :)

    É genial …

  13. Bruno // July 7th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Mac OS X

    Fui iluminado e acho que descobri a causa dos 250Mb nos tarifários do iPhone 3G da Vodafone. E olhem que faz todo o sentido!

    É que a TMN deve estar infiltrada nas Direcções da Vodafone e deve ter subornado o pessoal da Vodafone Portugal para não dar muito mais tráfego nos planos Best para iPhone.

    Desta forma a Vodafone já não converte muitos TMNs em Vodafones.

    LOL!!!! Tudo tem uma razão de ser… ;-) (Depois disto acho que vou passar a chamar à Vodafone os Vodaburros!!!) :-)

  14. Paulo Laureano // July 8th, 2008
    Safari 525.20.1 Mac OS X

    Acontece que a Vodafone em portugal resolveu que os acessos de dados no iphone pagam dados com direito a “bandeirada” (tipo entrada no taxi) de 100kb… ora, sem acederem a coisa nenhuma as pessoas vão estar na realidade a “pagar” 100kb cada vez que estabelecem uma ligação (i.e. entram e saiem de um hotspot, cai a ligação permanente porque sairam de uma zona para outra e perderam o sinal, etc. Assim 250mb eu diria que vão “voar” mesmo que as pessoas não os usem de todo.

    É não entender o produto ou pura má fé. No primeiro caso decididamente é incompetência (esteve a ser avaliado internamente houve modelos “de teste” em Portugal), no segundo caso desconfio que lhes vai correr mal em tribunal, porque segundo a lei estão a vender algo que é pura e simplesmente impossível ao cliente entender como característica inerente ao produto que lhe está a ser vendido (que quando entra e sai de “uma celula” ou “cai a ligação, por algo que lhe é absolutamente estranho e imperceptível”, ou “entra e sai de uma rede wireless”, está a ser taxado, não pelo tráfego mas pelo re-estabelecer de ligações).

    Como está a ser proposto na minha opinião anda muito perto de uma burla (medindo as palavras)… porra, cobrem mais o valor do pacote de dados autónomo (as pens e afins) se quiserem mas metam trafego ilimitado ou pelo menos “decente” num pacote que nem sequer tem perfil de bluetooth para ser usado como modem. Isto ronda a burrice.

    Nem sequer é uma questão de dinheiro, é mais uma questão de razoabilidade. Eu ando com uma merda de uma pen de dados, em vez de usar o telefone como modem, agora vou ter de comprar um iphone para usar com dados (i.e. acesso de dados de um operador) e um telefone para as chamadas de voz. É isso? Safa que isto é demasiado estúpido.

    PLS

    PS: eu ia comprar 12 iphones para a empresa, agora tenho duvidas se o vou fazer de todo e acho que vou sair da vodafone. Resta saber como este disparate chega aos pacotes empresariais. Mas em moldes que sejam de todo sequer parecidos com estes não compro (ou se comprar compro um para mim e não à duzia).

  15. Boss // July 8th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Mac OS X

    Caro Paulo Laureano, desde já obrigado pelo seu contributo.

    Tendo em conta que eles efectivamente fizeram testes com o aparelho, soa, no mínimo, a pura incompetência. Gostava de saber como é que a Vodafone pensa que os utilizadores do iPhone vão utilizar o GPS do mesmo, visto ser através do Google Maps, e com este limite que eles impuseram, numa viagem de 3 ou 4 horas gasta-se o tráfego do mês (pronto, estoua exagerar, mas não se pode utilizar mais que meia dúzia de vezes) … Eles, à partida, é como que se bloqueassem a funcionalidade de GPS. E isto é só um exemplo.

    Se quiser ver condições para clientes empresariais pode fazê-lo através deste link
    http://www.infordesenvolvimento.pt/Telecomunica%C3%A7%C3%B5es.html

  16. G // July 8th, 2008
    Opera 9.51 Windows XP

    É a imagem do país que temos…
    Roubados todos os dias, por todos os lados! :-|

    Abraço!

  17. Boss // July 8th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Mac OS X

    @G: É mais a imagem das operadoras no país. Temos as operadoras mais patéticas da Europa, muito provavelmente (ou pelo menos assim dão a entender, com estas jogadas maravilhosas).

  18. antonio // July 8th, 2008
    Safari 525.20.1 Mac OS X

    E a velocidade maxima (dados) do iphone 3G é 3,6 ou 7,2 Mbps?

    “El nuevo iPhone de Apple utilizará la red móvil 3G y la infraestructura Wi-Fi de
    Telefónica en España. Ambas redes son las más avanzadas de España a nivel tecnológico,
    y con más cobertura de población en la actualidad, con velocidades de descarga de los
    datos de 7,2 Mbps para la red móvil HSDPA”

  19. Boss // July 8th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Mac OS X

    @antonio: penso que seja de 3,6Mbps, se bem que seja um dispositivo com suporte para HSDPA, e portanto não tenho a plena certeza que não suporte velocidades superiores.

  20. hugocardoso // July 8th, 2008
    Mozilla Firefox 2.0.0.15 Windows XP

    Honestamente não fico surpreendido. O Iphone é a “galinha dos ovos de ouro” para as operadoras. Apesar dos tarifários vai existir uma adesão massiva, não tenho a menor dúvida. Francamente, parece-me prudente deixar passar o hype ou então adquirir livre de operadora e subscrever apenas um cartão de dados.

  21. Ricardo // July 9th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Windows Vista

    Pessoal, estamos a ser abusados!, os preços do iphone e o plano de tarifários que conhecemos de momento da vodafone são um absurdo. Eu já não o vou comprar, o preço do iphone 16gb é quase o meu salário!!!, salário esse que tem de dar para as depesas da casa, carro e alimentação…, o portuguÊs tem nivel de vida baixo, ganha mal e ainda querem que pagemos tantos euros por um iphone?? não compro mais nada da apple! e depois as operadoras queixam-se que o pessoal desbloqueia telemoveis… com preços assim claro! enfim…

  22. Carlos Martins // July 9th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Windows XP

    Eu já nem digo nada, porque seria “chover no molhado.”

    Na muito remota hipótese de conseguirmos fazer com que a Vodafone nos considere Italianos, façam barulho, mandem emails para eles (que eu tenho mandado 1 por dia!) e não se esqueçam da petição:
    http://www.petitiononline.com/vfiphone/petition.html

  23. Strone // July 9th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Windows XP

    quem vai se ficar a rir vai ser a TMN.. arranjam um tarifário com 1 giga ou 2 de tráfego.. metem mais 5 euros e vendem mais que os outros juntos..

  24. Boss // July 9th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Mac OS X

    @Strone: apostava os meus dois testículos, e possivelmente um rim, em como isso não vai, de todo, acontecer, mas sempre poderão sair-se com mais uns megas por mês, vamos a ver …

  25. Leonardo // July 9th, 2008
    Mozilla Firefox 2.0.0.15 Windows XP

    Ricardo “não compro mais nada da apple!”

    Aqui a culpa nao é da apple, o iphone nos E.U.A vai custar 199 dolares, aqui é mesmo a Vodafone que quer encher os bolsos á pala dos portugueses! Porque tou mesmo a ver, o português apesar da dificuldade, quando é esta cenas, compra sempre!! Isto vai vender boe como muitos ja disseram aqui, nem duvido nada que pessoas digam, “ah e tal, nao vou comprar isso, ladroes” e depois vao logo a correr buscar 1!

  26. Rui // July 10th, 2008
    Mozilla Firefox 2.0.0.15 Windows Vista

    Conclusão.. NÃO VOU COMPRAR PARA JÁ! É Super caro! Tarifários ridículos (no mínimo!). Esperar lá para depois do natal, pode ser que a Vodafone e a Optimos acorde.. porque não vão ter muita saida com o iphone! Porque é que digo isto? Simples.. estamos a iniciar os meses de férias, como está a crise instalada a maior parte do pessoal quase não tem dinheiro para ir de férias.. quanto mais comprar um iphone de 500€! Sim porque comprar com vinculo contractual… vai lá vai! Sai caro como tudo!! E Depois também há que ter em conta que vão sair telemóveis idênticos ao iphone.. Claro.. mas quem é ceguinho pela Apple e prefere ficar teso mas com um tlm novo.. força!

  27. Carlos Martins // July 10th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Windows XP

    Achas que não vão comprar?…

    Vários colegas que tinha reservado nem sequer receberam a confirmação de que vão ter direito a um. Está mais que visto que aquilo via esgotar completamente.

    Quanto ao $$$$, estamos na terra dos “Cetelem”, “Credifin” e outras que tais.
    Até parece que não se vê pelas ruas milhares de pessoas com Nokias que custam tanto ou mais que iPhone…

    Tendo dito isto, concordo perfeitamente que o tarifário é desajustado… especialmente no que diz respeito aos 250MB incluidos. :/

  28. hugocardoso // July 11th, 2008
    Mozilla Firefox 2.0.0.15 Windows XP

    Segundo li a oferta da Optimus contempla 500 minutos e 1 gb de tráfego. Sem ser brilhante é ligeiramente superior…

  29. Carlos Martins // July 11th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Windows XP

    Entretanto a Vodafone também se lembrou de mudar o tarifário à ultima da hora em cima do lançamento.

    http://ptnik.blogspot.com/2008/07/vodafone-altera-tarifarios-do-iphone-3g.html

  30. Dário // July 11th, 2008
    Safari 525.18 Mac OS X

    Os contratos em Portugal sempre foram maus, por alguma razão o pré-pago é tão popular em Portugal. Embora infeliz, não é chocante que os tarifários do iPhone também sejam maus. Porque são maus? Penso que seja por 2 motivos:

    1. País pequeno. As operadoras têm que ir buscar lucros com menos clientes.
    2. Maus clientes. Quantas casos não há para aí de pessoal que tiveram uma conta alta de telemóvel no fim do mês e limitaram-se a não pagar? Meter estes maus clientes em tribunal para ir buscar dezenas de euros não compensa financeiramente.

    Se o 1º iPhone chegou a Portugal sem ser vendido cá, certamente o 2º será um sucesso. Acho que para muitos o telemóvel é mais importante que a comida… :S

  31. nikopol // July 12th, 2008
    Internet Explorer 6.0 Windows XP

    Então vcs acham q andam a serem roubados???
    Cada um compra aquilo para q tÊm dinheiro!!!
    Porquê q tu q n tens o mesmo status do q eu haverias de ter o mesmo aparelho??
    Cada um no seu lugar,vcs é q se acham iguais aos outros qd n o são!
    Estes preços e tarifarios,assim como trafegos n é para os PÉS RAPADOS q choram qualquer triste centimo!!!!
    A exclusividade é algo pela qual eu pago e no meu ponto de vista deveria ser mais caro e com mais limitaçoes de trafego,q sejam 599€ ou 999€,q seja 20€ por 250mb ou q pague 999€ por trafego,É ME TOTALMENTE INDIFERENTE PARA MIM E PARA OS MEUS.
    Nunca ouviram falarem em CADA MACACO NO SEU GALHO??
    Qual a parte de q isso n é um aparelho para os pobres q vcs n perceberam!!!
    Caros amigos…vcs da classe NOKIA 3310…por favor n acham q estão a cobiçar o APARELHO DO OUTRO?
    Enfim há q ter paciencia para com essa gente

    Nikopol

  32. NM // July 13th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Windows XP

    Caro NiKopol,

    De momento não me recordo de tanta burrice acumulada! Eu tenho dinheiro para pagar este tipo de produto, no entanto não o vou fazer nestas condições. As minhas compras não são realizadas para mostrar às outras pessoas que sou mais do que elas (status), mas sim porquê é um produto que quero e que, além disso, merece o investimento. Nunca deve ter ouvido falar de adquirir bens de forma racional e, sobretudo, inteligente.
    As pessoas com a sua mentalidade são capazes de realizar os actos mais estúpidos à face da terra. Para isso basta vos convencer que esse acto tem status. Além do mais, deve ter a solução para o preço elevado dos combustíveis em Portugal – Andem a pé ou de transportes públicos, que carro privado é não para pessoas do vosso nível! E à semelhança, você tinha a resposta para todos os problemas do país.
    No que se refere ao iphone, você deve se sentir muito feliz por adquirir um produto em Portugal em condições muito mais desvantajosas do que em países mais ricos do que o nosso (ex: Itália). Eu ainda vou mais longe na sua sugestão: as operadoras deveriam cobrar muito mais pelo iphone, ao ponto do seu dinheiro não chegar para o comprar, e ter que pagar uma fortuna para usar o Nokia 3310. Depois levava o seu Nokia 3310 para Itália e dizia que custou uma fortuna – certamente iria ser engraçado saber que você pagou tanto por um Nokia 3310 em Portugal quanto os Italianos pagaram pelo iphone em Itália! Já para não falar que os Portugueses têm assistido a um aumento do custo de vida. Mais uma vez este facto é positivo para si, pois assim a maioria dos portugueses têm menores possibilidades de comprar os meus bens que você (status). o poder económico do país relativamente aos restantes pouco lhe importa.
    Como já deve ter reparado existem uma grande diferença entre a forma como nós adquirimos os bens materiais. Posso-lhe garantir que essa diferença não se refere às possibilidades económicas, mas sim à inteligência. Sabe que uma pessoa com elevadas possibilidades económicas não é obrigatoriamente uma pessoa inteligente!

    Cumprimentos,
    Manson.

  33. nikopol // July 13th, 2008
    Internet Explorer 6.0 Windows XP

    Caro NM,
    como democratico q sou tb aceito e respeito a sua opinião,mas irei abster me de o ofender como vc o fez.
    Tenha em conta q todos os conceitos(de opiniões nesses caso) são verdadeiros….os juizos é q podem ser verdadeiros ou falsos.
    As diferença existem e têm q existir,há gordos e magros,há altos e baixos ,há realistas e hipocritas,a pobres e ricos e assim sucessivamente,enfim…aquela historia do bem e do mal,queiram as pessoas ou n tb há o STATUS.
    Para os combustiveis como disse e bem…tenho a solução…aumentar mt mais os preços,assim posso usar o meu automovél sem tar em filas e ter sempre mesa no restaurante.
    Certo q deve conhecer a DIVINIA COMÉDIA do escritor francês DANTE,se n…recomendo-lhe essas obra na versão original.
    BAMOS LÀ A POLEMICA DO IPHONE:
    só vejo criticas aos preços,seja do equipamento seja dos serviços anexo ao mesmo…eu opino q eles até são baixos demais,portanto o barato ou caro passa a ser relativo a cada individuo.
    Aquilo q n entendo é pq se reclama de algo q n s pode ter! deve-se sim reclamar daquilo q podemos ter.

    O Q É O IPHONE E PQ AS PESSOAS TANTO O QUEREM:

    é um telemovél,é um ipod,é uma web movél…enfim,é uma nova tecnologia em ENTRETENIMENTO.
    Tds as novas tecnologiam iniciam com preços elevados q depois se ajustam ao mercado através da oferta versus procura.
    Aquilo q estão a pedir é preços baixos antes da analise de rentabilidade comercial de um bem q pode por em causa sua evolução futura.
    Ja vi alguns comentario inteligentes aqui,como o de esperar pelo Natal ,altura em q o equipamento estará a meio preço,e claro,com mais MB de oferta para navegarem no Safari.
    O q acontece é q as hoje as pessoas querem tudo agora e já qd deveriam ter paciencia.
    Esses preços q dizem serem elevados são irisórios qd comparados com os mesmos a alguns anos atrás,recordo q o 3310 custava 30 contos(150€),altura em q o salario minimo era de 60 contos.
    Pense no q aconteceu com as videochamadas aquando do aparecimento do 3G.
    Tudo é para todos…mas tudo a seu tempo.
    Nikopol

  34. hugocardoso // July 14th, 2008
    Mozilla Firefox 2.0.0.15 Windows XP

    Parece-me legítimo que o consumidor lute pelos seus direitos e na realidade a oferta actual do Iphone está longe de ser apetecível, embora seja assim em todos os lançamentos de produtos. Agora começa a ser perturbador que numa Europa que se pretende cada vez mais global, as discrepâncias comerciais sejam deste tipo. O Preço do Iphone em Itália, mas poderíamos falar da Alemanha e por aí fora. Honestamente não pretendo investir tal quantia para o que as operadoras oferecem, embora tenha a certeza de que estamos perante um sucesso de vendas. Como em tudo na vida, não devemos ter mais olhos do que barriga… o Steve Jobs que me perdoe mas vou esperar.

  35. Carlos Martins // July 14th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Windows XP

    Pode demorar 6 meses ou 1 ano, mas assim que os “Android” começarem a sair cá para fora, pelo menos haverá maior possibilidade de escolha.
    (Se bem que duvido que os iPhone baixem muito de preço – tal como os iPod não baixaram mesmo tendo centenas de marcas a fazer concorrência)

  36. NM // July 14th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Windows XP

    Caro Nikopol,

    Na minha opinião, o preço de aquisição do iphone é justo (500€), pois é um custo absolutamente normal para um equipamento topo de gama da mesma categoria. Não concordo é com um tarifário especifico para o equipamento e, além do mais, altamente desvantajoso comparativamente a países mais desenvolvidos do que o nosso. Poderia-se utilizar os tarifários de chamadas existentes e adicionar um plano de Internet (competitivo). Mas de facto, as operadoras têm a faca e o queijo na mão! Dizem as operadoras portuguesas – Porque não comer pelos dois lados? Haverá sempre um conjunto de tótós que irão pagar o que for necessário!
    A sua extensa resposta continua com actos de pouca inteligência. Continua sem explicar porque é que os Portugueses têm que pagar um custo de utilização superior ao dos outros países mais ricos do que o nosso. Será porque os Italianos (muito mais ricos do que nós) não têm status? Deixe de querer ser melhor que os outros só porque tem algum dinheiro num país com pouco poder económico! Seja cidadão do Mundo!
    Caso não aceite esta sugestão, leve o seu dinheiro para um país do terceiro mundo, pois lá terá uma vida de rei. No entanto, lamento-lhe informar que mesmo que aceite esta segunda sugestão, Portugal continuará com as mesmas dificuldades.
    Como já deve ter percebido, eu gostaria que Portugal fosse um país tecnologicamente avançado, no qual todos os Portugueses utilizassem alta tecnologia. Eu preocupo-me mais com o nosso potencial relativamente aos restantes países. Custa-me a perceber porque é que os italianos (um dos povos mais ricos no mundo) têm a acesso à mesma tecnologia do que nós, mas a preços mais reduzidos. Ou seja, eles continuam a evoluir e nós a ter que fazer grandes esforços para os acompanhar (estou a falar do país não das pessoas ricas).
    Cumprimentos,
    Manson.

  37. Ricardo // July 14th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Windows Vista

    nikopol, então o iphone devia ser mais caro ainda para só as pessoas cheias de $ e status o poderem comprar??? LOL :D :D:D, as tuas opiniões são as mais tristes e lamentáveis que alguma vez vi! ou será que tú és tão “fino” que eu deva dizer: “mas que falta de chã!”.
    Essa converssa do teu “status” mete-me cá um noj.., deves ser daquelas pessoas que acham que nascem ou devem ser melhores do que as outras(por qualquer razão que seja). Eu não estou a ser directo ao tópico mas tú também não o foste quando centralizaste a tua escrita no “ser ou não Ser…” melhor doque os outros e mais status e etc…
    Pena não dar para escrever o teu nick com uma letra mais pequena…

    Eu não sou pobre(falando de pobres e ricos para o nikopol entender), mas também não sou rico e cheio de status como o grandioso e ilustre cheio de STATUS nikopol, afinal a classe média é a que mais trabalha e sustenta este país, dentro da classe média gostava de poder obter um iphone não de graça mas um pouco mais barato ou com outras condições de contato. As condições actuais não me convencem na sua aquisição, e também acho que fazem mal as pessoas que têm rendimentos baixos e cortam nos custos da alimentação em favor à compra do iphone ao preço actual. Em breve com a versão desbloqueada vai haver outras formas de obter o iphone mais “em conta”.

    Já o nikopol, preferia que o iphone custasse 1000 euros ou mais só para não ver tantas pessoas na rua com um telemóvel igual ao dele!
    Mas com o teu status nikopol! diz-me uma coisa, já encomendaste um caixão banhado de ouro???, ou macisso? não te esqueças de levar o iphone contigo para a cova quando morreres…

    Desculpem a “lavagem de roupa” mas foi um prazer este meu manifesto contra a arrogancia e o rei dentro da barriga.

    Cumps,

  38. bravolx // July 14th, 2008
    Internet Explorer 7.0 Windows Vista

    Eu mandei vir o meu iphone dos states custou me 350€ a 3 meses e vou contar uma coisa
    quando entro no vodafone live não pago nada
    :-)
    façam o teste
    ja agora tenho tambem um nokia n95 8gb e é exacatamente a mesma coisa
    confirmem

  39. James Camercon // July 14th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Windows Vista

    Nós temos o que merecemos… ninguem se queixa, o Português é so baixar as calcinhas e pimba… nem abre a boca.

    Olhem o caso dos Canadianos com o Iphone era carrisimo e o serviços de dados péssimo e tal… fizeram barulho.

    Desceram o preço do Iphone e os pacotes do “Rogers” (lá como se chama a operadora) passou a dar 6 GB!

    há genta cá com ADSL que nem isso tem de downloads… FDS… desculpem a brutalidade mas não dá para ser manso…

    fikem bem!

  40. James Camercon // July 14th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Windows Vista

    ah e tem mais…

    “gracas aos “100kb” de activação de cada ligação. Resta saber como este disparate chega aos pacotes empresariais. Mas em moldes que sejam de todo sequer parecidos com estes não compro (ou, se comprar, compro um para mim e não à dúzia para toda a empresa. “

  41. Carlos Martins // July 14th, 2008
    Mozilla Firefox 3.0 Windows XP

    Quanto à activação, pedi-lhes esclarecimentos, e a resposta que tive:
    http://ptnik.blogspot.com/2008/07/vodafone-periodos-de-100kb-nos-dados.html

    Embora ainda nao esteja actualizado na pagina, garantem-me que nao há periodos, pelo menos naqueles planos.
    (Quanto à actualizaçao da pagina – se nem sequer ainda me actualizaram o tarifario para o que eu escolhi na passada 6ª… devem estar todos de ferias, ou sei lá que…)

  42. nikopol // July 15th, 2008
    Internet Explorer 6.0 Windows XP

    Caro NM e todos os outros,

    enfim começo a ver alguns sinais de revolta , embora q mal dirigidos.
    O q mais vos incomodou foi o STATUS,mas eu gostaria q mais coisas vos tivessem incomodado.
    Apesar de ter um salario razoavel,eu n sou rico(infelizmente) e qt ao status…bem…n sou nenhum tertuliano(felizmente)
    Aquilo q pretendi foi mostrar q há um claro alvo por parte das 2 operadoras ao alocarem os preços dos serviços exorbitantes e ridiculos ao preço do aparelho.
    Como fã de tecnolgias q sou,é claro q pretendia ter esse equipamento,o pvp dele n era nada q n estivesse ja a contar,senti foi uma grande rasteira qt ao custo do trafego da internet,e é aqui q tá a minha revolta q quis passar, mas pelo lado do ponto de vista dos q tem STATUS e DINHEIRO,uma vez q pelos tarifarios deles esse é com certeza o ALVO deles.
    Dado q n estou disposto a pagar esses valores de trafego de internet n vou comprar o iphone,pq para telemovel ja tenho um.
    Mas q sinto q é só para uns…isso sinto…aqueles q chamo de RICOS com STATUS.
    Mas fora o NM e o Ricardo poucos exprimiram revolta.
    Aqui ficou a minha critica ao IPHONE mas de forma a provocar protestos.
    Nikopol